Conheça 3 mitos sobre Yoga e saiba como essa atividade pode melhorar a sua vida

Você, com certeza, quando ouviu alguém comentando sobre Yoga ou se imaginou fazendo aula alguma vez, deve ter associado a prática com algumas ideias comuns que, muitas vezes, fazem você pensar que essa não é uma atividade para você.

Neste post, vou desmistificar alguns tópicos que normalmente surgem quando se fala em Yoga e que impedem inúmeras pessoas de começarem a sentir os principais benefícios que a prática traz para suas vidas.    

1º Mito: “Sou agitado demais para fazer Yoga”

 

A primeira coisa que você deve ter em mente ao pensar sobre Yoga é a palavra EQUILÍBRIO. Quando estamos muito acelerados, precisamos voltar para o nosso foco e diminuir nossa ansiedade. O oposto também é verdadeiro, quando estamos muito cansados e apáticos, precisamos de mais energia e disposição para as atividades do dia a dia. As técnicas do Yoga vão trabalhar com o propósito de restabelecer o seu EQUILÍBRIO FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL.

Existem diversas formas de se desenvolver isso na prática, tanto com a parte física, quanto com técnicas respiratórias, de concentração, relaxamento, etc. Os caminhos são múltiplos para se chegar aos mesmos resultados. Isso acontece porque as pessoas são diferentes entre si, e o Yoga, aplicado com uma boa didática, é uma atividade que trabalha o melhor de cada um.

Assim, você vai aprendendo a gerenciar melhor a sua rotina para que ela seja EQUILIBRADA, sem oscilar para os extremos do acelerado demais ou do calmo demais.    

A dica aqui é você pesquisar sobre Yoga em fontes confiáveis e conversar com professores experientes para achar o sistema com o qual você mais se identifique, e sempre analisar como você está indo na prática.

2º Mito: “Não sou flexível o bastante”

 

As posturas são apenas uma das partes do Yoga. Utilizar o desempenho nelas para comparação não é a meta. Yoga vai muito além desse aspecto.

Conhecer o próprio corpo pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente da idade, alongamento ou flexibilidade articular.

O mais importante é que, com as posições, gradualmente, você amplie a sua consciência corporal e concentração no que está fazendo.

Eu tive vários alunos com muita facilidade em termos físicos, mas com dificuldades em se concentrarem na aula. Por outro lado, já vi muitos com mais rigidez no corpo que vivenciavam a prática com tanta entrega e dedicação que, com certeza, conseguiam assimilar com muito mais eficácia os benefícios da aula.

Portanto, não se guie por fotos ou vídeos que mostrem pessoas apenas em posições dificílimas, isso se torna superficial diante da essência da prática. Todos já tiveram sua primeira aula e, com certeza, ela passa bem longe do glamour e das aparências.

Devemos sempre procurar melhorar para viver com mais saúde e não nos compararmos com os outros. Cada pessoa é diferente e o importante é estarmos bem com nosso corpo. E esteja certo de que o Yoga oferece eficientes ferramentas neste processo.   

3º Mito: “Yoga é misticismo”

 

Yoga é uma filosofia que surgiu há mais de dez mil anos na Índia e, nas últimas décadas, foi se popularizando no Ocidente.

Pelo fato de vir de uma cultura tão diferente da nossa, às vezes, este conhecimento é interpretado como algo místico, desprovido de base lógica, quando, na realidade tem como objetivo fazer com que o ser humano desenvolva autoconhecimento para evoluir em sua vida.

Cada vez mais, a ciência vem comprovando os benefícios do Yoga para a prevenção de doenças, redução da ansiedade, depressão, gerenciamento do stress, metabolismo do corpo, e muitos outros. Tanto é que a atividade é recomendada pela Organização Mundial da Saúde desde 1970.

Justamente por ser uma filosofia prática, os resultados vivenciados dependerão de você, e não de algo externo sem explicação.

Tudo que fazemos tem lógica dentro do Yoga, portanto, não é algo místico. O ideal é que você esteja bem orientado quando for começar a sua prática e receba o conhecimento adequadamente.


Agora que você já esclareceu algumas dúvidas sobre Yoga, que tal começar com uma pequena prática?

Baixe agora mesmo o e-book “Mais Equilíbrio, Menos Stress: 5 Técnicas de Yoga para Você Fazer em Casa” e comece a sentir os benefícios no seu dia a dia.

Ebook de Yoga Grátis
2018-10-02T16:29:20+00:00

Deixar Um Comentário