Você quer começar a meditar? Esqueça as expectativas

Uma das formas de se cuidar da mente que ouvimos com frequência nos últimos anos é a MEDITAÇÃO. Uma prática milenar cujos benefícios estão sendo comprovados pela ciência e que vem ganhando novas roupagens, com direito a cursos, coaches e aplicativos de última geração.

Ao pensar em escrever este texto, queria realmente encontrar uma forma que motivasse as pessoas a conhecerem a prática: li estatísticas de laboratório das melhores universidades, exemplos de pessoas que melhoraram de doenças graves, citações de livros, etc. Cheguei à conclusão de que uma pessoa que está começando a pesquisar sobre o tema, tem acesso a tanta informação que, no fim das contas, não sabe por onde começar. Resolvi deixar isso de lado e contar um pouco da minha experiência.

A meditação entrou na minha vida meio que por acaso, junto com a prática de Yoga. Para falar a verdade, eu não tinha muito conhecimento dos dois assuntos e acredito que não saber muito bem o que esperar dela foi positivo. De pé no chão, literalmente, aprendi que todo dia é um desafio diferente e muito pessoal. Existem técnicas e professores para nos guiar, mas a relação que estabelecemos com a meditação é apenas nossa, não há fórmula mágica a não ser praticarmos sem expectativas de resultados.

É difícil conceber isso em um mundo em que tudo se transforma em metas e conquistas pessoais. Antes mesmo de ser uma prática para a saúde, a meditação há milênios é uma forma de despertar a consciência e, para tal, é preciso que deixemos o nosso ego de lado e purifiquemos as nossas emoções. É assim que vem a mudança de fato. E ela não vem do dia pra noite.

Tendências negativas, pensamentos depressivos, ansiedade, nada disso se desenvolveu em nós de uma hora para a outra, se pensarmos bem. Foi um processo. Para revertê-lo, leva-se tempo. Mas não veja isso como um fator desestimulante. Desenvolva aceitação e entrega não só à prática, mas em tudo que você faz. Perceba que há dias em que você realmente está com a mente agitada e a sua concentração não está do jeito que você gostaria, e outros em que você está melhor. Não é um dia ruim que vai fazer você desistir de tudo, não é mesmo?

Portanto, se você quiser realmente levar a meditação para o seu dia a dia, saiba que sentar e fechar os olhos por si só não vai fazer milagre. Esqueça a ideia de glamour que é difundida. É preciso ter consciência de que é um longo caminho e é só seu, por isso ele é tão completo.

Procure bons profissionais para lhe ajudar no início, experimente técnicas e veja o aquilo com o que você mais se identifica para praticar. Eu tenho certeza de que você vai se surpreender, assim como eu. Coloque também nos comentários as suas dúvidas ou compartilhe suas experiências com a meditação.

Um grande abraço!

Ebook de Yoga Grátis
2018-10-02T16:24:13+00:00

Deixar Um Comentário