Todos nós já ouvimos ou falamos a expressão “Respire fundo” quando estamos atravessando um momento crítico em nossas vidas, não é mesmo? Nosso corpo sabe, intuitivamente, que uma respiração consciente e mais lenta ajuda a nos acalmar.
E por que isso acontece?
Estudos científicos recentes têm mostrado que a respiração exerce uma função maior além de trazer oxigênio para o corpo. Neurocientistas da Northwestern Medicine* realizaram uma série de experimentos que comprovam que a respiração nasal desenrola um papel central, coordenando os sinais elétricos do cérebro na região do córtex olfativo que, por sua vez está relacionado com a amígdala – que processa as emoções – e o hipocampo – responsável pela memória.
Não é por acaso que muitas vezes um cheiro pode nos trazer diversas lembranças particulares.
Os cientistas examinaram os sinais elétricos no cérebro de sete pacientes com epilepsia por meio de eletrodos, e descobriram que o ritmo natural da respiração é sincronizado com sinais elétricos mais lentos na área olfativa do cérebro, enquanto os sinais tornam-se mais fortes no hipocampo e na amígdala durante a inspiração. Nos testes com respiração pela boca, os efeitos no cérebro diminuíram.
O estudo mostra, entre outros testes com voluntários, que a inspiração pode funcionar como um controle remoto do cérebro, que ativa mais rapidamente nossa memória e a capacidade de reconhecer e processar as emoções com mais efetividade.
Dentro do Yoga a respiração é uma parte essencial da prática que, além de melhorar nossas funções vitais com o aumento de oxigênio no nosso corpo, desenvolve clareza mental e traz estabilidade emocional, reduzindo estados de ansiedade e melhorando o nosso foco e concentração. Ela também vai ajudar em outras partes da prática como as posturas, e a meditação.
Por isso que, quanto mais consciente for a nossa respiração, maior domínio teremos sobre as atividades que executamos no dia a dia.
Agora, eu convido você a fazer um exercício simples: observe a sua respiração ao longo do dia.
- A sua respiração é mais profunda ou superficial?
- Sente diferença quando está no trabalho, no trânsito ou em casa?
- Você respira pela boca?
Se você notou que a sua respiração é mais curta e superficial, talvez esteja se sentindo mais cansado e ansioso durante o dia. Saiba que algumas técnicas mais simples do que você imagina podem ajudar você a melhorar a forma como respira e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
Baixe agora mesmo o e-book “Mais Equilíbrio, Menos Stress: 5 técnicas de Yoga para você fazer em casa” e comece a sentir na prática os benefícios que vão transformar a sua rotina para melhor.
*Esse estudo foi comentado pela revista Mindful, se você quiser ler na íntegra, acesse o post – somente em inglês
Deixar Um Comentário