Os benefícios do Yoga para crianças

Quem pensa que Yoga é apenas para adultos, não sabe ainda a quantidade de benefícios que a prática proporciona quando se começa desde cedo.

Em uma sociedade com adultos estressados, consequentemente suas crianças também encontram-se estressadas, afastadas de sua natureza, sofrendo pela falta de conexão com o corpo, com o ambiente em que vivem, com as pessoas, com sua alimentação, e outros fatores.

As técnicas das aulas de Yoga são lúdicas e criativas, despertando aspectos positivos na criança assim que ela começa a atividade. Fisicamente, a aula vai trazer benefícios como flexibilidade, força, coordenação e consciência corporal, fatores essenciais para o desenvolvimento motor ainda em curso. Com Yoga, as crianças se exercitam, brincam e constroem uma relação mais equilibrada com o mundo ao seu redor.

Ao praticarem técnicas como a meditação, pranayamas (respiração), ásanas (posições psicofísicas), yoganidra (relaxamento), a melhora não é somente física, mas também se revela em um maior domínio sobre a mente e as emoções, fazendo com que se tornem adultos mais fortes e conscientes.

Como terapia, o Yoga se apresenta como forma de prevenção e tratamento para diversas doenças da infância e da adolescência. Um estudo nos Estados Unidos examinou os benefícios da prática para adolescentes com distúrbios alimentares. 75% desses jovens relataram melhora em seu bem-estar e autoestima ao frequentarem aulas de Yoga como parte de seu tratamento. Outros estudos apontaram que crianças e adolescentes reduziram índices de ansiedade, depressão, trauma, humor inconstante e, paralelamente, elevaram sua autoestima.

DICA: se você já pratica Yoga, comece a fazer algumas técnicas com seu filho em casa. Não muito longas, principalmente se ele tiver menos de 8 anos de idade. Crianças aprendem pelo exemplo e se a prática equilibra você, isso certamente gera um impacto positivo em seu filho, além de proporcionar um momento de carinho entre vocês, dedicado para cuidar da saúde. Essas memórias serão cultivadas ao longo do seu crescimento.

Agora, se você nunca praticou e gostaria que seu filho vivenciasse os benefícios do Yoga desde cedo, procure profissionais certificados. Converse com os professores para saber da metodologia, da filosofia que acompanha a prática, como são as turmas, etc. Marque uma primeira aula experimental para conhecer. Lembrando que se a criança demonstrar resistência, respeite o tempo dela. Converse de forma a entender e não pressionar. A prática é para ser uma atividade prazerosa, e pode ser que aquele não seja o momento ideal para começar a frequentar aulas regulares.

Há diversas formas de se introduzir o Yoga no cotidiano das crianças. Hoje, muitas escolas no mundo e no Brasil adotam a prática como disciplina, mostrando o reconhecimento e o cuidado com a saúde integral de seus alunos.

Ebook de Yoga Grátis
2018-10-24T21:58:28+00:00

Deixar Um Comentário